728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Nova Tecnologia Promete Identificar Furtos de Energia Elétrica

ligação clandestina elétrica


Bom pessoal antes de mais nada eu gostaria de dizer que sou (ou pelo menos tento) estar sempre do lado da legalidade, a questão das ligações clandestinas é um tanto complexa e não vou entrar nesse mérito, no entanto fica uma singela critica aos valores praticados pelo sistema de energia elétrica sem contar com as recorrentes cobranças indevidas que acharcam principalmente consumidores mais pobres.

Porem todos somos prejudicados com as ligações clandestinas (gatos) haja vista os operadores e distribuidores não ficam com o prejuízo e repassam aos outros consumidores normais as "perdas" ocasionadas por estas fraudes ou seja, todos de alguma forma acabam pagando o "pato" ou a conta como preferir.

Mas de todas as formas devemos correr pelo certo e objetivo desta postagem é levar a informação ás pessoas, então confira a matéria replicada do portal Tecmundo.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Luxemburgo desenvolveu um software com inteligência artificial capaz de identificar com 65% de precisão problemas de leitura em medidores de consumo elétrico. Em outras palavras, o programa consegue perceber quando a medição do “relógio de energia” de uma casa ou estabelecimento está abaixo do esperado. A ideia é diminuir a quantidade de fraudes relacionadas à adulteração de equipamentos de medição e também da rede elétrica.

O software da universidade em questão foi treinado com dados de medidores coletados em 3,6 milhões de lares brasileiros durante cinco anos. Com isso, o software pôde ser treinado para identificar quedas bruscas ou graduais no consumo de eletricidade. Usando uma ferramenta como essa, empresas públicas e privadas que trabalham com a distribuição final de energia poderão diminuir as perdas. Em teoria, aumentar a eficiência das redes dessa forma pode tornar a operação mais barata e, consequentemente, diminuir o custo para o usuário.

Um quinto de toda a eletricidade que produzimos é roubada de alguma forma quando chega às redes de distribuição ao cliente final

Estima-se que, em média, o Brasil desperdice 22% de toda energia gerada no país com fraudes desse tipo. Ou seja, um quinto de toda a eletricidade que produzimos é roubada de alguma forma quando chega às redes de distribuição ao cliente final. O problema é ainda mais grave em países como a Índia, onde em 2016 a média estimada foi de 31%. Segundo os pesquisadores, esse mesmo tipo de problema também acontece em países mais ricos, sendo que fraudes foram responsáveis por uma perda estimada em £440 milhões no Reino Unido no ano passado. Ou seja, a terra da rainha ficou no prejuízo em R$ 1,8 bilhão por um problema relativamente comum no Brasil.

ligação clandestina elétrica


Uma empresa chamada Choise Technologies agora pretende oferecer essa tecnologia com inteligência artificial para distribuidoras de eletricidade em todo o Brasil e na América Latina para aumentar a eficiência de suas redes. Para implementar isso e outros recursos no nosso país, a Eletrobrás está financiando o projeto Energia+ com US$ 700 milhões vindos do Banco Mundial.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

  1. Uma boa instalação e consumo conciente, reduz bastante o valor no final do mes.
    Banhos mais rapidos,passar roupas uma vez por semana, desligar lampadas onde não tem ninguem, isso ajuda bastante.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Nova Tecnologia Promete Identificar Furtos de Energia Elétrica Rating: 5 Reviewed By: FastSeg