728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quarta-feira, 24 de maio de 2017

Apostila Como Montar uma Fonte Linear - Baixe Grátis Agora



Olá amigos do Clube do Instalador, à pedidos de nossos leitores hoje vamos disponibilizar uma apostila desenvolvida por alunos do Programa de educação Tutorial (PET) do Mec que desenvolve e aplica na prática a montagem de uma fonte linear. logo abaixo da apresentação deixaremos disponibilizado o link para você baixar a apostila completa, e se você deseja mais apostilas deixe nos comentários o assunto ou disciplina, grato.

Neste tutorial, iremos demonstrar passo a passo a montagem de um circuito elétrico de uma fonte de tensão constante. Trabalharemos os seguintes dados de entrada e saída:

Fonte de alimentação 127 V corrente alternada 60 Hz;
Saída de 5V corrente direta.
Caso a tensão fornecida pela rede seja de 220 V, não é necessário alterar nada no circuito, apenas utilizar fios diferentes na própria configuração do transformador.

Obteremos uma saída de 5V pois esta é útil para a utilização em circuitos lógicos onde o binário alto é representado em 5V e o baixo é a terra (0V). Caso seja de interesse ter saída dependendo de outros valores, podem-se seguir os procedimentos deste tutorial, trocando apenas as especificações dos componentes.



A seguir, estão listados os materiais utilizados no processo


1 Transformador 12V / 500mA;
1 Cabo de força 2 x 0,75 mm²;
1 Capacitor eletrolítico 1000µF / 25V;
4 Diodos;
2 LED’s (vermelho e verde);
1 Resistor 1kΩ;
1 Interruptor;
1 Plug de saída;
1 Porta-fusíveis;
1 Fusível 1A;
1 Regulador de tensão 7805.



Diferença entre Fonte Linear e Fonte Chaveada

Se você tem fonte linear e teve a curiosidade de comparar as diferentes fontes de seus equipamentos, a procura de uma fonte do tipo linear, talvez queira entender porque a fonte linear é mais pesada. Pois bem, a diferença de peso entre a fonte linear e a fonte chaveada é praticamente determinada pelo transformador.

Em uma fonte linear o transformador utiliza ferro silício em seu núcleo. O transformador com núcleo de ferro silício é empregado em aplicações onde a tensão aplicada é a da rede comercial, 110V ou 220V, com frequência de 50Hz ou 60Hz. Já uma fonte chaveada utiliza transformadores com núcleo de ferrite.

Este tipo de núcleo permite a aplicação de tensões com frequência bastante elevada, acima de 20Khz (Kilohertz), até frequências na ordem de Mhz (Megahertz). Para transformadores de mesma potência, os que possuem núcleo de ferrite permitem a transferência da mesma potência, porem com dimensões 4 a 5 vezes menores. Se você tiver oportunidade, e curiosidade, abra uma fonte linear e uma fonte chaveada, desligadas é claro, e compare os transformadores.


Baixe Agora Sua Apostila
 apostila fonte linear



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Apostila Como Montar uma Fonte Linear - Baixe Grátis Agora Rating: 5 Reviewed By: FastSeg