728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aferição Manutenção e Cuidados Básicos do Multímetro

multímetro de bancada particular


O multímetro é a ferramenta principal e essencial para o eletricista, sem ele  o profissional da elétrica ficaria devendo em qualidade de serviços para o cliente, além de orientar o eletricista nas instalações elétricas, o multímetro é capaz de identificar problemas em circuitos e componentes elétricos e eletrônicos e alguns casos até mecânico com informações precisas de sua leituras, mas quando danificado e descalibrado pode induzir ao erro eletricistas dos mais experientes.

Desta forma decidi postar este artigo para ajudar nosso leitor e passar dicas básicas de aferição, manutenção e cuidados básicos com a ferramenta de precisão, o multímetro !


Pergunta do Leitor sobre aferição de multímetros

Olá pessoal! eu desconfio que meu multímetro tá maluco! Gostaria de saber se há alguma forma bem simples de calibrar o multímetro em casa! Obrigado!


Pra começar existem dois tipos de multímetros, que são os analógicos e os digitais. Os multímetros analógicos são fáceis de aferir, quase todos os modelos possuem um trimpot de ajuste e pode ser aferido zerando suas escalas, para isto basta você ligar o multímetro analógico e ir colocando em cada escala que deseja ajustar, na escala se o multímetro estiver com o ponteiro acima do valor zero você deve girar o trimpot para esquerda até sincronizar em 0 e pronto, já o multímetro digital é mais complicado e vamos abordar mais adiante, confira !

Cuidados básicos com o multímetro


  1. Não girar a escala demasiadamente rápido
  2. Retirar a bateria se for guardar por longos períodos
  3. Verificar se está na escala correta antes da medição (principal causa de defeitos)
  4. Não esquecer de desliga-lo antes de guardar
  5. Não tensionar o condutos das ponteiras de prova
  6. Não utilize a escala "A" por mais de 10 segundos
  7. Na duvida comece medindo a grandeza pela escala maior e vá diminuindo
Observando estas dicas básicas você terá um multímetro por muito tempo e com qualidade nas suas medições !

Fazendo a manutenção do multímetro

  1. Troque sempre a bateria assim que estiver baixa
  2. Para limpeza remova sujeira com pincel e pano úmido com detergente neutro (assim não apaga a impressão das escalas)
  3. Mantenha uma película protetora no visor LCD
  4. Substitua as pontas de prova assim que notar problemas
  5. Nas conexões de saída limpe com cotonete embebido em alcoól isopropilico passando suavemente no interior da conexão 

Aferição do multímetro

Como disse anteriormente, os multimetros analógicos possuem trimpot de ajuste, já os multímetros digitais não possuem, alguns modelos sofisticados possuem um setpoint de ajuste devendo seguir o padrão de ajuste por escala, a maioria dos multímetros (principalmente os "balatinhos") não possuem ajuste que possa ser feito pelo usuário, no entanto algumas marcas como a Minipa, Hikari, Fluke possuem um laboratório de aferição em diversas autorizadas pelo país, eu indico que faça essa aferição assim que notar alguma leitura anormal.

Como conferir as leituras do Multímetro

Neste caso eu aconselho fazer alguns testes utilizando um outro multímetro para comparar as leituras e utilizar componentes que você tenha certeza que estão bons, resistor e diodos são as escalas mais sensíveis e indico começar por elas, depois faça medições elétricas utilizando um multímetro e depois o outro fazendo uma tabela e após isso fazendo as comparações !

A dica que não pode faltar


Como eu já mandei alguns multímetros "pro beleléu" eu aconselho ao nobre eletricista que lance a tática de possuir 2 multímetros, sim ! Um multímetro mais convencional e simples ("balatinho") para o dia a dia nas instalações e reparos cotidianos e básicos e um outro de maior qualidade e sofisticação como um reserva de luxo, para leituras de detecção em casos mais sérios e que exijam a real precisão, assim meu amigo, quando errar a escala: "Vai se o anel e ficam-se os dedos" o de maior valor é preservado, e tenho dito. Boa sorte e um grande abraço !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Aferição Manutenção e Cuidados Básicos do Multímetro Rating: 5 Reviewed By: FastSeg