728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
domingo, 23 de outubro de 2016

Entenda Diferenças entre Chave Magnética e Chave de Partida Direta



Pode parecer um tanto confuso haja vista ambas chaves dispõem de uma contatora com acionamento por bobina eletromagnética, sendo assim ambas são chaves magnéticas ? Na teoria sim, mas na prática ambas recebem uma distinção principalmente na sua comercialização no balcão de vendas e no propósito de utilização.


Explico:


A chave magnética é composta por dois circuitos, o primeiro é o circuito de comando formado pelos botões e contato de selo, já o segundo circuito é o de força provido por uma contatora eletromagnética onde é fechado os contatos para passagem de carga elétrica para motores, resistências, iluminação, entre outros.

Já de outro modo, as chaves de partida direta são utilizadas mais especificamente para motores porem com os mesmos componentes da chave magnética (comandos e carga) acrescidos de um sistema de proteção, geralmente um relé térmico para controle de pico e corrente nominal proporcionando maior proteção contra sobrecargas em um eventual travamento de rolamento, curto ou bloqueio na ponta de eixo dos motores.

Basicamente são estas as diferenças, em resumo as chaves magnéticas são mais empregadas para o uso simples monofásico e trifásica sem proteção do circuito em diversas instalações e a chave de partida é empregada especificamente em motores com algum tipo de proteção.


Há quem diga que não


Alguns técnicos dizem ser a mesma coisa, e pode ser compreendido pois atualmente você encontra muitas chaves magnéticas com relé térmico, a dificuldade de encontrar as tradicionais chaves comuns (magnéticas) é grande, principalmente as bifásicas




Bom, tirando as controvérsias certo é que ambas as chaves já estão sendo substituídas por disjuntores cada vez mais eficientes, menores e mais baratos conforme pode notar na foto acima, são os disjuntores motor que estão conjugados todos os requisitos das chaves magnéticas, ou seja botoes de acionamento, fechamento de cargas e proteções térmicas e inclusive magnéticas em alguns casos.




É bom notar também que em alguns casos pode-se considerar que estas chaves magnéticas evoluíram para Soft Starter e inversores, mas ai é uma outra história e você pode conferir em Inversor de frequência versus Soft Starter, qual devo usar e suas diferenças ?

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Entenda Diferenças entre Chave Magnética e Chave de Partida Direta Rating: 5 Reviewed By: FastSeg