728x90 AdSpace

Image and video hosting by TinyPic
Agora News
quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Critérios Técnicos para Dimensionamento de Condutores Elétrico



O correto dimensionamento dos condutores elétricos é primordial no projeto elétrico, a falta de critérios e observações de normas básicas e essenciais podem determinar o sucesso ou fracasso de uma instalação, podendo inclusive acarretar sérios danos financeiros e o pior danos físicos com possíveis sobrecargas e incêndios.

Porem um bom projeto traz economia na aquisição dos cabos e uma eficiência energética superior com o prêmio da certeza de uma segurança total, e o começo de tudo isso é a observância de 6 simples critérios de normas técnica previstos na NBR 5410, e não precisa ser mestre em matemática pois há disponível tabelas prontas com cálculos específicos que o eletricista pode baixar.


Critérios Técnicos para dimensionamento de condutores elétrico



  1. Secção Mínima
  2. Máxima Capacidade de Condução de Corrente
  3. Queda de Tensão Admissível
  4. Proteção Contra Sobrecargas
  5. Proteção Contra Curto-Circuitos
  6. Proteção Contra Contatos Indiretos

Estes critérios são considerados como básicos para uma segurança efetiva dos circuitos e cada circuito deve considerar suas características, este conjunto de normas está previsto para conformidade de circuito na NBR 5410/004 conforme tabela abaixo.



Logo abaixo você pode assistir um Webinário completo da Nexus fabricante de cabos e condutores onde o consultor aborda com minúcias os tópicos sobre dimensionamento de condutores elétrico, mas antes convidamos você a baixar o Guia Rápido para Eletricistas com Tabelas de Preços onde abordamos uma tabela de acondicionamento de cabos em eletrodutos, confira e boa aula.

Ah! Este Aplicativo Interessar - Dimensionamento de Motores



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Critérios Técnicos para Dimensionamento de Condutores Elétrico Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio