728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 15 de abril de 2016

Apostila Senai de Interpretação e Leitura de Projetos Elétricos



Nobres Amigos do Clube do Instalador, tão importante quanto executar uma instalação elétrica de cabo a rabo, é saber ler e interpretar projetos elétricos de várias naturezas desde uma instalação residencial até projetos prediais ou automações.

Dai você pergunta, se eu sei executar uma instalação elétrica fisica por quê devo saber interpretar projetos elétricos ? Simples, isto permite dimensionar materiais e insumos de instalação, quantidade de mão de obra (ajudantes), tempo de execução bem como elabborar o melhor orçamento para seu cliente à partir desses dados, afinal diz o ditado que: Se tens cinco horar para cortar uma arvore, passe quatro horas amolando o facão !

E para que você possa se antecipar a isto e se dar bem no seu projeto e atender seu cliente com perfeição, rapidez e eficiência estamos disponibilizando uma apostila de ótima qualidade que foi desenvolvida pelos melhores professores e instrutores na questão de leitura e interpretação de projetos elétricos embasados em padrões como NBR, InMetro, IEC entre outros orgãos normatizadores.

Veja introdução da Apostila


Introdução


Quando vamos executar uma instalação elétrica qualquer,necessitamos de vários dados como: localização dos elementos,percursos de uma instalação, condutores, distribuição da carga, proteções, etc...

Para que possamos representar estes dados, somos obrigados a utilizar a planta baixa do prédio em questão. Nesta planta baixa, devemos representar, de acordo com a norma geral de desenhos NB-8 da ABNT, o seguinte:

− a localização dos pontos de consumo de energia elétrica,seus comandos e indicações dos circuitos a que estão ligados;

− a localização dos quadros e centros de distribuição;

− o trajeto dos condutores e sua projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas);

− um diagrama unifilar discriminando os circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra e proteção;

− as características do material a empregar, suficientes para indicar a adequabilidade de seu emprego tanto nos casos comuns, como em condições especiais.


Para Baixar a Apostila Senai de Interpretações e leitura de projetos elétricos acesse nossa pagina de apostilas, grande abraço !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Apostila Senai de Interpretação e Leitura de Projetos Elétricos Rating: 5 Reviewed By: FastSeg